Sobre

Oval
sbthh historia4
Polygon
sbthh historia2
Triangle2

Apresentação

Em 25 de agosto de 2009, por ocasião do 3º. Seminário Nacional de História da Historiografia, no Auditório Francisco Iglesias do ICHS/UFOP, foi criada, em Assembleia Geral, a Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia – SBTHH, passo adiante no esforço de congregar os pesquisadores da área e de fortalecê-la no cenário intelectual nacional e internacional. Após o trabalho pioneiro de José Honório Rodrigues para definir a arquitetura disciplinar da área teórico-metodológica no campo da Historiografia no Brasil, a expansão da pós-graduação nas universidades brasileiras deu corpo a um conjunto cada vez mais rico e dinâmico de pesquisas, configurando o embrião de uma comunidade de pesquisadores que desde algum tempo busca formas mais eficazes de integração e cooperação. Marco nessa trajetória foi a formação, em 2003 na ANPUH de João Pessoa, do Grupo de Trabalho em Teoria da História no âmbito da ANPUH nacional.

O empenho da SBTHH será sempre no sentido de criar um espaço de cooperação e diálogo, mais do que de disciplinamento, um fórum que produza entendimentos e convergência de interesses. A Sociedade atuará no interior da ANPUH nacional no sentido de fortalecê-la. Seu modelo é semelhante ao de outras sociedades históricas já existentes, congregando pesquisadores de várias gerações, instituições e convicções teóricas. Pretende ser, antes de tudo, um grande ambiente para o intercâmbio, convergência e diálogo, uma espécie de espaço público em que todos possam tomar a palavra e participar das atividades, sem com isso ter a pretensão de ser hegemônica ou homogênea na tarefa de representar e apoiar os interesses da área que propõe fomentar.Nenhuma historiografia pode ser considerada sólida sem que em sua matriz disciplinar a área de teoria e história da historiografia tenha se desenvolvido de modo pleno e autônomo. Suas subdisciplinas contribuem para a formação da autoconsciência do campo, a integração de suas agendas de pesquisa, o processamento das tradições e a história dos problemas de investigação que ao longo das gerações conformam a massa crítica sob a qual a pesquisa pode inovar. Por isso, a criação da SBTHH pretende aumentar nosso intercâmbio internacional em via de mão dupla, dando maior visibilidade à nossa historiografia e, ao mesmo tempo, complexificando as trocas intelectuais em um campo marcado ainda pelos problemas da importação de modelos e agendas de investigação.

Em seus estatutos foram definidos os seguintes objetivos: a. incentivar o estudo, o ensino e a pesquisa brasileira no âmbito da teoria da história e história da historiografia; b. promover reuniões científicas objetivando o intercâmbio de informações entre seus associados e os de associações similares brasileiras, estrangeiras ou internacionais; c. apoiar a edição de revistas acadêmicas e publicações de outra natureza nos campos de atuação da sociedade; d. agir no interesse dos associados e representá-los junto a órgãos públicos e privados; e. promover o Seminário Internacional de Teoria e História da Historiografia; f. apoiar a realização de eventos regionais e nacionais nos campos de atuação da SBTHH; g. promover o intercâmbio e a cooperação com associados e entidades nacionais, estrangeiras e internacionais da mesma natureza.

Na mesma Assembleia Geral foi eleita a primeira composição dos quadros da SBTHH para o exercício de um mandato de 3 anos:

I. Diretoria
Presidente: Estevão Chaves de Rezende Martins
Vice-presidente: Lucia Maria Paschoal Guimarães
Secretário Geral: Manoel Luiz Salgado Guimarães (em memória)
Secretário-adjunto: Valdei Lopes de Araujo
Tesoureiro: Pedro Spinola Pereira Caldas

II. Conselho Fiscal
Sérgio Ricardo da Mata
Arthur Oliveira Alfaix Assis
Helena Miranda Mollo

III. Conselho Científico (em processo de ampliação)
Marcelo Gantus Jasmim
Marcia de Almeida Gonçalves
João Paulo Garrido Pimenta
Durval Muniz de Albuquerque Júnior
Hans Ulrich Gumbrecht
Cássio da Silva Fernandes
Luiz Costa Lima

Signatários da ata da criação
Estevão Chaves de Rezende Martins
Fernando Felizardo Nicolazzi
Valdei Lopes de Araujo
Helena Miranda Mollo
Bruno Franco Medeiros
Thamara Oliveira Rodrigues
Felipe Charbel Teixeira
Rodrigo Turin
Pedro Spinola Pereira Caldas
Maria de Fátima Novaes Pires
Janaína Pereira de Oliveira
Raimundo Nonato Araujo Rocha
Taíse Tatiana Quadros
Fábio Murici dos Santos
Alexandre Pacheco
Andréa Sannazzaro Ribeiro
Maria Ávila Franzoni
Luiz César de Sá Júnior
Pedro Torres da Silveira
Sabrina Magalhães Rocha
Amanda da Silva Martins
Camila Aparecida Braga Oliveira
Rodrigo Lima Ferreira
Paulo Alberto da Silva Mendes
Gisela Morena de Souza
Piero di Cristo Carvalho Detoni
Rebeca Gontijo Teixeira
Marcia de Almeida Gonçalves
Tatiana Mol Gonçalves
Camila Kézia Ribeiro Ferreira
Henrique de Oliveira Fonseca
Rodrigo Machado da Silva
Bruno Diniz Silva
Dalton Sanches
Vitor Claret Batalhone Júnior
Inigh Freire Furtado
Eduardo Wright Cardoso
Moema Vergara
Mateus Henrique de Faria Pereira
Sérgio Ricardo da Mata
Daniel Pinha Silva
Flávia Florentino Varella
Arthur Oliveira Alfaix Assis
João Paulo Garrido Pimenta
Fábio Franzini
Manoel Luiz Salgado Guimarães
Hans Ulrich Gumbrecht
Virgínia Albuquerque de Castro Buarque
Marco Antônio Silveira
Julio Cezar Bentivoglio
André de Lemos Freixo
Lucia Maria Paschoal Guimarães
Lucia Maria Bastos Pereira das Neves
Tania Maria Tavares Bessone da Cruz Ferreira

sbthh historia6
Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia

Seja sócio da SBTHH, faça network com outros Pesquisadores de História.

Estabeleça intercâmbio em nível nacional e internacional, participando de uma rede que regularmente realiza encontros e congressos regionais, nacionais e internacionais.