Eventos

Oval
sbthh historia4
Polygon
sbthh historia2
Triangle2

Apresentação

Promovido pela Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia, o Seminário Brasileiro de Teoria e História da Historiografia (SNHH) é reconhecido como o mais importante evento científico de sua área, sendo um dos principais da América Latina, com vínculos fortes com redes de pesquisadoras/es e instituições dos EUA e Europa. Ao longo de sua história, o SNHH foi um dos principais fatores para a expansão e consolidação do campo no país, que atualmente ocupa um lugar de ponta na produção de pesquisa no domínio da História e das Ciências Humanas em geral. No âmbito do SNHH se realizam os principais debates, encontros e trocas entre as/os estudiosas/os brasileiras/os e estrangeiras/os da área de Teoria e História da Historiografia. O evento permite, deste modo, tanto o amadurecimento de pesquisas, quanto o delineamento de projetos e ações que visam dar continuidade ao crescimento do campo, seja em termos da definição de agendas de investigação, formação de novos quadros, ou ainda ações que envolvem a docência e a circulação do conhecimento produzido.


O EPETH nasceu da parceria entre a Comunidade de Estudos de Teoria da História (COMUM/UERJ) e o Núcleo de Estudos de História da Historiografia e Modernidade (NEHM/UFOP), que realizaram as duas primeiras edições: em 2017, na cidade de Mariana/MG, e em 2019, no Rio de Janeiro/RJ. A terceira edição foi organizada pelo Laboratório de Teoria da História e História da Historiografia (LETHIS/UFES) e realizada no ano de 2021 de forma remota, em razão da pandemia. 

O IV EPETH, realizado pelo Laboratório de Estudos sobre os Usos Políticos do Passado (LUPPA/UFRGS), ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de setembro de 2023 no Centro Cultural e no Campus Centro da UFRGS. A programação contará com conferências, simpósios e painéis temáticos, assim como oficinas de projeto voltadas a estudantes, pesquisadores e pesquisadoras que desejem discutir seus projetos de pesquisas, permitindo a troca de experiências entre pesquisadores de diferentes áreas de atuação. 


Curso de Primavera

O curso tem por objetivo tornar visível a teoria na historiografia e no ensino de História, a partir de tópicas como tempo, narrativa, interpretação e da análise da relação entre a história da historiografia e o ensino de História.

O I Curso de Primavera da SBTHH, com o tema a “A construção teórica do conhecimento em História”, foi realizado em outubro de 2021 de forma remota.

sbthh historia6
Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia

Seja sócio da SBTHH, faça network com outros Pesquisadores de História.

Estabeleça intercâmbio em nível nacional e internacional, participando de uma rede que regularmente realiza encontros e congressos regionais, nacionais e internacionais.