Resultado do Concurso de Teses, Dissertações e Monografias da SBTHH – 2020

Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia

É com grande satisfação que a Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH) divulga o resultado do Edital 01/2019 do Concurso de Teses, Dissertações e Monografias.

Categoria História da Historiografia Brasileira:

  • Dissertação: “Iº Congresso Internacional de História da América: Intelectuais, Historiografia e Diplomacia Cultural no Rio de Janeiro em 1922”, de José Lúcio Nascimento Júnior, orientado por Thiago Lima Nicodemo e co-orientado por Lúcia Maria Paschoal Guimarães (UERJ).
  • Tese: “A trajetória intelectual de Alice Piffer Canabrava: um ofício como sacerdócio (1935-1997)”, de Otávio Erbereli Júnior, orientado por Raquel Glezer (USP).

Categoria História da Historiografia Geral:

  • Tese: “De l’histoire de l’histoire: o passado dos estudos históricos na França (1933-1810)”, de Thiago Augusto Modesto Rudi, orientado por Karina Anhezini (UNESP).

Categoria Teoria da História:

  • Dissertação: “O destino dos traços visíveis do passado”: o problema da produção de conhecimento no diálogo crítico de Pierre Vilar com Louis Althusser, de Geise Targa de Souza, orientada por Marcia Barbosa Mansor D’Alessio (UNIFESP).
  • Tese: “O historiador é o protetor da Bildung: Friedrich Gundolf e a dimensão formativa da História (1890-1930)”, de Walkyria Oliveira Silva, orientada por Estevão Chaves de Rezende Martins (UNB).

Cabe destacar que devido a elevada qualidade historiográfica dos estudos avaliados, atribuímos Menção Honrosa aos seguintes trabalhos:

Categoria História da Historiografia Brasileira:

Dissertação: “Tradição, linguagem e orientação: a escrita da história de Manoel Bomfim (1923-1931)”, de Carolina de Oliveira Silva Othero, orientada por Douglas Attila Marcelino (UFMG).

Tese: “Machado de Assis e a experiência da história: climas e espectralidade”, de André da Silva Ramos, orientado por Valdei Lopes de Araujo (UFOP).

Tese: “Sobre o que esperar do futuro do Brasil: temporalidade e historiografia em Abreu e Lima (1835-1855)”, de Thamara de Oliveira Rodrigues, orientada por Valdei Lopes de Araujo (UFOP).

Categoria História da Historiografia Geral:

Tese: História em tempos de crise: Friedrich Meinecke (1862-1954) e os problemas do historicismo alemão”, de Marcelo Durão Rodrigues da Cunha, orientado por Júlio Bentivoglio (UFES).

Tese: “Os periódicos e a crítica da história: a recepção de Lucien Febvre e Marc Bloch por seus contemporâneos (1911-1942)”, de Sabrina Rocha, orientada por Sérgio da Mata (UFOP).

O concurso contou com 25 trabalhos inscritos distribuídos da seguinte forma:

Categoria História da Historiografia Brasileira:

1 monografia; 6 dissertações; 6 teses.

Categoria História da Historiografia Geral:

1 monografia; 2 dissertações; 3 teses.

Categoria Teoria da História:

4 dissertações; 2 teses.

Foram organizadas onze bancas para seleção dos trabalhos a partir dos seguintes critérios:

  1. Três integrantes de diferentes instituições (sempre que possível) em cada banca avaliadora;
  2. Máximo de isonomia possível entre as composições das bancas com integrantes dos sexos masculino e feminino;
  3. Não haver orientadores/as avaliando o trabalho de seus (ou suas) orientandos/as;

Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH) agradece a todos/as os/as inscritos/as, aos/as colegas que integraram as bancas e parabeniza os/as premiados/as.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia

Seja sócio da SBTHH, faça network com outros Pesquisadores de História.

Estabeleça intercâmbio em nível nacional e internacional, participando de uma rede que regularmente realiza encontros e congressos regionais, nacionais e internacionais.